O álcool interfere no ganho de massa muscular e ganho de peso?

Por: Dra Fernanda Liane

Nutricionista, Ortomolecular, Estética e Fitoterapia

 

 

 

É alarmante o consumo de bebidas alcoólicas em escala mundial, abrangendo tanto a população do sexo masculino quanto feminino. Há certos questionamentos que relacionam a sua ingestão com alguns descontroles fisiológicos, podendo ser hormonais,como por exemplo a diminuição nos níveis séricos de testosterona e aumento do cortisol, interferindo no ganho de massa muscular e limitando o seu crescimento. Podendo também estar interferindo na
síntese de proteínas e afetar a recuperação muscular. O álcool possui 7kcal vazias por ml, favorecendo o ganho de peso, ele também reduz a absorção de vitaminas e minerais, principalmente as vitaminas do complexo B, que são importantes para o ganho de massa muscular, compromete a saúde hepática.

Vale salientar que estudos comprovam que consumir vinho de boa qualidade(1 porção/dia= 1
taça)trará efeitos benéficos para a saúde.

Portanto ,pensando em consumo de bebidas alcoólicas, devemos buscar o equilíbrio, o fato da ingestão prejudicar o ganho de massa muscular não quer dizer que devemos excluir a inocente cervejinha do fim de semana, pois a interação social também é um fator importante para o bem estar psicológico. O problema está no exagero e não no consumo de forma moderada.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *